sábado, 2 de fevereiro de 2013

Aspirador


Os primeiros aspiradores de pó foram fabricados na França, em 1906, por Robert Bimm. Esses modelos eram conhecidos pelo nome comercial de Birum, e sua bomba de sucção era acionada manualmente. Foi curta a vida desses aspiradores: logo surgiram os substitutos elétricos que os destronaram.
Os aspiradores modernos agrupam-se em três categorias: a primeira engloba os aspiradores de reservatório vertical: a segunda os de cilindro horizontal, que se deslocam sobre as rodinhas ou deslizam sobre “esquis”; a terceira é constituída pelos aspiradores-batedores, utilizados para desempolar tapetes que estão pregados ao chão. O aspirador primitivo, invenção de Robert Bimm, fez surgir uma grande indústria. Nos aspiradores modernos , podem ser adaptados diversos acessórios, de acordo com a operação que se deseja executar. Entre esses acessórios citemos o sugador de extremidade achatada, o tubo de prolongamento para aspirar debaixo de moveis, o tubo munido de escova etc.
Com os aspiradores acabou a época dos panos de pó e da tradicional atitude matinal de sacudir os tapetes na janela. Os aspiradores oferecem grande vantagem de guardar a poeira em seus reservatórios, que depois são despejados em um lugar próprio, o que é de grande importância nos dias atuais, em que se procura combater a poluição do ambiente em todos os meios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário