sexta-feira, 31 de maio de 2013

Relógio de gás

Durante muitos anos, os relógios de gás foram do chamado “tipo úmido”, isto é funcionavam com água, que ocupavam o ambiente em seu interior. O gás era obrigado a entrar em compartimentos de volume determinado que constituíam um conjunto móvel em pivô.
Sob a pressão do gás, o conjunto girava e fazia mover os algarismos do mostrador. Esses compartimentos eram postos, comunicação com a entrada do relógio, e depois com a saída; as fendas de entrada e de saída eram dispostas de uma maneira que só uma de cada vez emergia da água. A abertura e o fechamento eram feitos, portanto, hidraulicamente. O sistema era simples, mas tinha um inconveniente: a água se evaporava e precisava ser reposta, e o aparelho só funcionava bem com o nível de água correto.
Sem esses problemas, o relógio de gás do tipo seco substituiu o anterior. No novo modelo, o sistema é constituído por uma caixa dividida em dois compartimentos, separada por um fole móvel, impermeável.

Através de uma gaveta de distribuição, um dos compartimentos fica em comunicação com o orifício de saída. Por efeito da pressão do gás, o fole movimenta-se, e um dos compartimentos esvazia-se, enquanto o outro se enche; depois, por deslocamento da gaveta de distribuição, esse movimento é invertido e o ciclo completa-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário