sábado, 1 de junho de 2013

Sifão

O sifão tem numerosas aplicações. Com ele se impede a passagem de gases de cheiro desagradável através das tubulações. Para se obter um sifão com essa finalidade , na bacia do lavatório do banheiro, por exemplo, basta que o tudo tudo de saída de água debaixo da pia, seja dobrado em forma de U, formando um sistema de vasos comunicantes. Na curvatura desse U acumula-se um pouco de água, que serve de tampão e não deixar subir os gases fétidos. Essa água que se acumula é constantemente substituída pela água jogada na pia, portanto não tornando risco de se tornar fétida.
Outro tipo de sifão é o que se utiliza quando se quer transferir um liquido de um recipiente para outro, sem emborcar o primeiro. Introduz-se  um tubo de borracha ou de plastico no recipiente cheio, aspira-se o liquido  com a boca, até encher o tubo, depois colocando a outra extremidade no recipiente que deseja encher.
Há ainda o chamado sifão de bar, que é constituído por uma garrafa de vidro grosso, revestida por uma proteção de metal, para se evitar o perigo de estilhaçamento, uma vez que contem água e gás carbônico a grande pressão. A rolha é hermética, e dispõe de uma alavanca que, quando baixada com a mão, faz o sifão lançar um esguicho de água carbonada, que gaseifica as bebidas em que se mistura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário