quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Elevador


Em cidades antigas, como Paris, ainda existem, nos porões estreitos e profundos, por dentro dos quais sobe e desce com lentidão um longo êmbolo de aço bem engraxado: é o embolo do elevador hidráulico, que se desloca por pressão da água, e arrasta consigo uma cabine de carga ou passageiros. Há outros elevadores hidráulicos, de cabine suspensa, com um embolo de dimensões reduzidas, preso a um cabo que se enrola a um guindaste: esses cabos passam por polias, colocadas no alto do edifício, e suas extremidades vão fixar-se ao topo da cabine. Todavia mesmo em Paris elevadores hidráulicos são bem raros, foram substituídos por elevadores elétricos.A movimentação do elevador é feita por um motor elétrico acoplado a um redutor de velocidade, que aciona a polia na qual está enrolada o cabo que sustenta a cabine em uma extremidade e na outra um contra peso. Também possuem poderosos freios eletromagnéticos, que permitem paradas extremamente precisas. No poço do elevador, deslocam-se a cabine e o contra peso em movimentos alternados: enquanto uma sobe a outra desce. A verticalidade desses movimentos é assegurada por trilhos-guias colocadas em toda extensão do poço. O elevador é dotado de um dispositivo de segurança que freia automaticamente a cabine ou o contra peso, em caso de velocidade excessiva ou rupturados cabos de suspensão.



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