sábado, 1 de junho de 2013

Caixa de descarga

Esse modelo antigo de caixa de descarga ainda existe em alguns banheiros antiquados. Seria interessante levantar-se a tampa de uma dessas caixas para observar o engenhoso dispositivo que  está la dentro.
No centro da caixa, existe uma campânula ou sino, que, pela pressão da água mantém fechado o tudo de saída; a vedação é completada com auxilio de uma aureola de borracha, se a gente puxar a correntinha que está do lado de fora da caixa, fazemos subir o sino, e a água do reservatório desce rapidamente.
Logo que o reservatório fica vazio, começa a encher-se de novo com outra água que entra por um tubo colocado na parte superior. A medida que a água sobe eleva uma boia que aciona uma válvula de obturação, e a água para de entrar. Isso quer dizer que a caixa está cheia e pronta para funcionar de novo.
O sistema , apesar de muito engenhoso, era delicado e, portanto sujeito a falhas. Além disso tinha o inconveniente de ocupar muito espaço nas dimensões do banheiro. Por isso quase todas as caixas foram substituídas por vólvulas de descarga, muito mais simples e igualmente eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário