sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Termômetro

 O termômetro, instrumento que serve para medir temperaturas, consta essencialmente de um reservatório de vidro, que contém mercúrio ou álcool colorido. Esse reservatório prolonga-se por um tubo finíssimo, quase da espessura de um cabelo. O tudo é fechado na extremidade, e no interior não existe ar.
 Para se graduar um termômetro, determina-se primeiro o ponto correspondente aos 100º, e isso é feito colocando o aparelho em vapor de água fervente. O mercúrio ou álcool dilata-se e sobe no tubo, até atingir um ponto onde não sobe mais: é o ponto de ebulição da água, a pressão de 76cm de mercúrio. Nesse ponto marca-se o traço correspondente aos 100º. Depois determina-se o ponto correspondente a 0º, mergulhando o termômetro em gelo fundente, muito bem triturado. Nesse caso, o líquido desce pro tubo, até alcançar um ponto onde não desce mais; nesse ponto, marca-se 0º. Para completar o termômetro, basta apenas dividir a distância entre os dois pontos em cem partes iguais, cada uma correspondendo a um grau. Se quisermos, podemos prolongar o termômetro para além dos limites 0 e 100, utilizando sempre a mesma graduação.
 Esse termômetro que aprendemos a graduar chama-se centígrado, e é utilizado nos países que seguem o sistema decimal. Há também o termômetro Fahrenheit, com graduação diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário