sábado, 1 de junho de 2013

Fósforos

Vai longe em que apareceram os primeiros fósforos, simples palitos embebidos em enxofre fundido, que era preciso por em contato com uma substancia já em ignição para se inflamarem. Os fósforos químicos só no final do século passado. Eram muito perigosos, e só se inflamaram quando mergulhamos em acido sulfúrico; depois, apareceram outros, também perigosos, porque na composição entrava fósforo branco, muito toxico. Com sucessivos aperfeiçoamentos, chegou-se aos fósforos atuais.
Entre os milhões de pessoas que utilizam fósforos, poucos sambem o que existem dentro daquela minúscula cabeça, que se inflama quando esfregada em uma superfície áspera? A composição química da cabeça do fósforo é muito complexa, e nela entra entram, pelo menos, cinco produtos: cloreto de potássio, bióxido de manganês, bicromato de potássio, sulfeto de antimônio e vidro moído.

Os fósforos chamados de segurança só podem inflamar-se, quando esfregados em superfícies ásperas de tipo determinado, mas alguns fósforos de cozinha podem ser riscados em qualquer superfície. Os de segurança tem que haver um lixa friccionada na caixa, em que cuja composição entram fósforo e amorfo e uma substancia abrasiva , aglutinados em uma goma especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário