sábado, 1 de junho de 2013

Radiador

Os radiadores apresentam configuração diferente, dependendo da forma de geração do calor. Pode ser produzido por um fluido quente, pela combustão de um gás ou pelo aquecimento de uma resistência elétrica. Os radiadores podem ser de ferro fundido, de aço ou de alumínio.
Os radiadores a gás, que tem um bico piloto e uma serie de bicos por onde sai o gás, podem aquecer por radiação ou convecção. Os primeiros possuem uma substancia refratária que é levada ao rubro pela chama do gás, e o calor é emitido por um refletor de metal polido; os últimos aquecem o ar ambiente, que entra em contato com suas paredes. Os radiadores, chamados de recuperação, emitem calor, simultaneamente, por irradiação e por convecção.
Os radiadores elétricos de luz negra, difundem calor por convecção; seu núcleo de aquecimento está encerrado num receptáculo projetor; os luminosos emitem calor, principalmente por irradiação. Há radiadores elétricos dotados de ventilador, que faz o ar passar através das resistências incandescentes.
Entre os radiadores de luz visível, um dos modelos mais populares é o radiador parabólico, em que a resistência elétrica é montada sobre um cilindro de barro refratário. Há ainda  os radiadores elétricos de acumulação, que vão armazenando calorias para expulsa-las depois lentamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário